sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Medidas


Hoje foi dia de medidas no centro de saúde…

E aos 5 meses e 4 dias, a minha filha tem 8.580 gr e 66 cm…

Continua acima do percentil 95 de peso… e eu com medo que ela tivesse emagrecido muito por não comer quase nada durante os dias que esteve com mais febre…

As enfermeiras aconselharam-nos a começar a introduzir as carnes magras na sopa, mas o pediatra dela não me falou em nada até à consulta dos 6 meses… o que acham que faça?

Inicio a carne ou não?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Consulta de acompanhamento


Hoje fomos novamente ao Hospital para a primeira consulta de acompanhamento para estudo da origem da Infecção Urinária da Laurinha…
Estivemos cerca de uma hora em filas e salas de espera até à consulta e outro tanto depois da dita para marcar exames e confirmar a próxima, mas isso é outra questão que cada vez me leva a agradecer mais termos possibilidades de a levar ao privado que eu dava em doida com estas filas todos os meses…
Confirmámos que estava a reagir bem ao antibiótico, desde o domingo passado que deixou de ter febre , e deram-nos a informação que agora terá de fazer uma ecografia à bexiga e aos rins e uma cistografia (exame que consiste em inserir uma algália até à bexiga e inserir líquido de contraste na mesma ) para poderem concluir se esta infecção se deveu ou não a algum refluxo urinário que possa existir. Marcaram-nos a consulta de análise desses exames para dia 14 de Janeiro de 2010 e até lá a Laurinha vai ter de andar a tomar um outro antibiótico todos os dias para evitar que haja alguma recorrência.

Apesar de tudo isso a minha princesa já anda super bem disposta e sorridente como se não fosse nada com ela! (e voltou a ter apetite! Eheh).

E agora uma de mamã babada: as enfermeiras que a pesaram e as medicas que a viram ficaram fascinadas com ela! Só diziam que menina linda, que parecia os bebes das publicidades, “ olha ela tão sentadinha tão querida” e mais e mais e mais que me deixou ainda mais babadíssima pela minha boneca

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De volta ao hospital...

Pois é, a constipação que diagnosticaram á minha menina não era constipação…
Depois da ida ao médico na quarta-feira, no sábado a febre teimava em não baixar e a fazer intervalos no máximo de 4/5h…
No sábado recusava-se a comer, estava muito branca, muito apática e cheia de olheiras. Ao fim da tarde decidimos ir ao hospital novamente porque não podia ser só uma constipação…
Ao fim de algum tempo de espera numa sala cheia de miúdos e pais com mascaras com medo da gripe A, fomos atendidos por uma médica que já quase nos mandava novamente embora a reconfirmar uma constipação, quando me lembrei de a questionar se era possível ser uma infecção urinária…
A resposta foi que dificilmente seria, que dificilmente ela estaria constipada e com uma infecção urinária e que SE EU QUISESSE que lhe fazia o teste só para confirmar!!!
Eu quis e depois de lhe porem um saquinho o exame deu logo positivo! Fiquei danada da vida e ela deve ter notado bem isso porque quando nos chamou novamente veio de conversas mansas justificar-se que na medicina também há erros!
O certo é que a minha princesa teve de ser picada com uma agulha directamente na bexiga para fazerem uma colheita mais fidedigna sem qualquer tipo de anestesia! O pai sai da sala já farto de a ver sofrer, eu fiquei e claro que chorou ela e chorei eu!
Veio de lá medicada com antibiótico, continuação de ben-u-ron para a febre e já com uma consulta para inicio do estudo da infecção.
Domingo voltamos ao hospital para confirmar o resultado da urocultura, que se confirmou positivo. Felizmente, e apesar de um pouco de febre, a minha boneca esta já mais bem-disposta e reactiva.

domingo, 25 de outubro de 2009

5 meses

Infelizmente o 5º mês-versario não foi passado com a calma e felicidade que gostaríamos por a nossa princesa estar doentinha…

No entanto nota-se que tem crescido tanto e desenvolvido tanto neste ultimo mês…
Estás tão crescida minha filha…

- Estar deitada já não é para ti! Apesar de as enfermeiras dizerem que ainda és pequenina para estar sentada é só assim que queres e adoras estar! Rodeada de almofadas, qual passarinho no ninho, assim passas imenso tempo a brincar.

- Ao colo adoras quando te pomos em pé e tens imensa força nessas pernocas

- Começaste a tomar banho na banheira grande e adoraste (12-10). Também já tomaste um dia com a mãe(13-10) e outro com o pai (14-10) e isso então foi uma festa.

- Começaste a comer sopinhas de legumes e ao fim de algum tempo já a comes bastante bem. Até agora provaste batata, cenoura, abóbora, alface, brócolos, nabo, feijão verde e alho francês, mas a tua preferida é a sopa de brócolos.

- Começaste a comer fruta: banana, maça e pêra. Adoras pêra crua e maça cozida mas banana detestas e dá-te mesmo vómitos.

-Começa a ser impossível pôr-te um babete com velcro, pois essas mãozinhas irrequietas não descansam enquanto não o tirarem

- Apesar das expectativas ainda não tens nenhum dentinho mas já não deve faltar tudo uma vez que te babas cada vez mais e mordes tudo.

- Continuas e exigir atenção a 100% e agora quem “sofre” durante o dia é a avô, que não a deixas fazer nada

- Cada vez palras mais e tens alturas que já quase só pedimos que te cales tal a duração e intensidade das conversas…

- Adaptaste-te muito bem à casa da avô e acho até que ficas triste quando te vens embora, pois aqui estamos quase sempre em casa, enquanto com a avô vais passear todos os dias e ela não faz mais nada senão bajular-te com colo, mimos muitas muitas cantigas e conversetas
É tão bom ver-te crescer assim, uma bebe linda e feliz! É tão triste ter de voltar ao trabalho tão cedo e ver-me impedida da tua presença o dia todo, perder algumas das tuas conquistas, não ver o teu sorriso durante tantas horas…

Adoro-te meu amor

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O telefone tocou ... era do Centro de Saude...

Hoje as 17h quando estava a sair do escritório o meu telefone tocou e vi que era do centro de saúde…
Era a Enfermeira Gracinda do Dep. de Saúde publica… é claro que estremeci toda!
Mas felizmente era só para nos informar e ficarmos descansados que o resultado do Teste da Ana Laura ao vírus H1N1 era negativo!! Felizmente…
Afinal o Centro de Saude da Marinha Grande tem uma politica diferente do Hospital de Santo André em Leiria e informam SEMPRE do resultado, seja ele positivo ou negativo…
Menos mal…

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Doente...

…é assim que a Laurinha está!

Desde domingo que tem andado com alguma expectoração que a tem incomodado, sobretudo durante a noite. Tenho-lhe posto soro, conforme o pediatra nos indicou e noto que a alivia.
No entanto, ontem notei que não estava com o apetite habitual dela, mas atirei as culpas aos dentes que me parece estarem mesmo a rebentar. Há noite, fomos jantar a casa de uns amigos e notei-lhe uma respiração muito acelerada e apesar de estar um pouco quente quando chegámos a casa julguei que fosse dos agasalhos da rua. Até passou a noite benzinho, acordando só uma ou duas vezes para lhe por a chucha e despertando as 7h da manha…

Hoje de manhã foi para a minha sogra enquanto fui ao escritório tratar de uns assuntos e quando vinha de regresso a casa ligou-me o pai a dizer que era melhor passar com ela pelo hospital, umas vez que tinha de ir a Leiria, uma vez que ela estava quente e continuava com a respiração acelerada…Quando cheguei vi que aqueles barulhos a respirar e a velocidade a que o fazia não eram mesmo normais, ainda por cima, estava quente e muito murcha…
Peguei nela e fomos ao Hospital com o avô V., uma vez que ao pai aquela hora era impossível…
Ao chegarmos, na triagem estava com 39.2 graus! Levou logo um supositório e aguardámos que o médico nos chamasse. A observação da médica não encontrou nada a nível pulmonar, diz que estava tudo bem, que era uma constipação, que era normal vir a fazer febre nos próximos 3 ou 4 dias, e para controlarmos apenas a febre com bem-u-ron e por soro em SOS.

No entanto não nos viemos embora sem antes fazer um despiste da Gripe-A! Lá veio um enfermeiro equipado de mascara, luvas e bata verde fazer uma colheita da mucosa do nariz e uma da garganta. Caso o exame dê positivo, nas próximas 48h seremos contactados pelo Delegado de Saúde da Marinha Grande, caso contrário, ninguém nos diz nada!
E pronto, viemos para casa, a princesa tem estado sem febre, já estava um pouco mais bem-disposta e desperta, mas continua a não ter grande apetite! Agora dorme ao colo do pai que o mimo também é mais que muito!

E logo hoje que foi o meu ultimo dia de licença, passámo-lo deste forma, com a primeira visita às urgencias, em vez de desfrutarmos dos mimos uma da outra….

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Está tão crescida a minha menina...

Hoje tomou pela primeira vez banho na banheira grande e foi uma excitação…ao principio estranhou mas depois foi uma festa a tentar nadar para chegar ao boneco de borracha.
Porquê já na banheira grande? Porque a minha filha já praticamente não cabe na banheira dela de bebe… cada vez que se estica ou bate com os pés ou com a cabeça nos topos….
Então resolvemos começar a dar-lhe banhito na nossa banheira e a reacção foi muito boa…podemos continuar portanto!

Hoje também comeu pela primeira vez a sopa toda sem eu ter que a estar a misturar com a fruta…uma vitória sem dúvida!

Estás tão crescida meu amor… ainda há pouco tempo a tua banheira era demasiado grande para ti…

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

duas caras...

Ontem a minha filha conseguiu pôr-me a cabeça em água, deixar-me completamente louca…ao ponto de as 17h15 ter de ligar ao pai para vir para casa que eu não sabia mais o que fazer…a garota estava a chorar à quase 3h! Claro que o pai chegou e a donzela calou-se como se eu estivesse a inventar tudo aquilo…

Hoje, quando eu já estava psicologicamente preparada para mais uma tarde “daquelas” eis que esta menina é um anjo que se derrete toda quando a ataco de beijos naquelas bochechas, que ri à gargalhada quando lhe faço macacadas e que brinca e palra imenso no parque dela…

Porquê filha? Porque não és todos os dias assim??