Lilypie Second Birthday tickers Lilypie

segunda-feira, 9 de março de 2009

28 semanas...


Nas últimas duas semanas sinto-me a crescer… de dia para dia a minha barriga está maior e começo agora a sentir alguma limitações…andar muito de carro deixa-me a sentir “apertada”; tardes nas compras ou a ver montras deixa-me cansada; dobrar-me sentada para me calçar começa a ser muito complicado; subir escadas ou andar um pouco mais depressa deixa-me sem ar… enfim uma série de coisas que sei serem “normais” mas que me fazem sentir limitada no meu dia a dia! Numa altura em que tenho cada vez mais trabalho e responsabilidades no escritório começo a ficar com medo de não aguentar o meu ritmo habitual até ao fim!


Entretanto fomos falar com a Enf.ª que nos vais dar a preparação para o parto e gostei muito.
E muito simpática, muito meiga e atenciosa, super disponível e trabalha no hospital onde é suposto a Laura nascer! Acho que fizemos uma boa opção, vamos começar no dia 24 de Março, dia de anos do papá.


A nossa filha é uma “mexilhona”! Mais que nunca está sempre a responder ao meu toque, eu coloco a mão em diferentes zonas da barriga e ela esta sempre a segui-la! Como chocolate e é uma festa! E mais que sentir ao toque agora já conseguimos ver a barriga a mexer…. É muito giro! Ahhh e assim que o pai coloca a mão na minha barriga e começa a falar com ela é logo brindado com um pontapé mesmo que até aí ela estivesse a dormir! E claro, ele fica babadíssimo!
Ahhh mas ontem vimos a Laura a fugir do pai pela primeira vez! LOL! Ele tinha as mãos geladas e então ele punha a mão de um lado e eu sentia-a do lado oposto, ele punha nesse sítio e ela mudava outra vez…. Ehehe andava mesmo a fugir do frio!

T0 às 28w

O bebé

Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível (eu que o diga que nota-se bem…). As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés (por isso é que sinto que a minha barriga cada vez mais pesada). O tônus muscular está melhorando gradualmente (nota-se bem em tanta cambalhota e pontapé…). Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz (a voz e as nossas mãos…).

A Mãe

Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc (felizmente ficamo-nos por algumas cãibras durante a noite, enfartamento depois de comer e raramente um pouco de azia). Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos (hum…. Estou na média!! Incrível!)

1 comentário:

Ana disse...

a tua barriga está linda, parabéns!!! beijokas