segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Semana 20

O Bébé
Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido (Acho que o nosso dorme mais do que acorda :s). Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.

A Mãe
O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto (felizmente que ainda não apareceu nada que eu acho horrivel!). Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de "Liquid Paper". Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora (para quem não sentia nada, começar a sentir jé é . Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo.

O Pai
Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas (Já...???). É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma (mas.. já??). Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

Sem comentários: